Alimentos que deveriam marcar presença na dieta

Eles são pouco populares, mas enchem o prato de vitaminas, minerais e proteínas. Alguns alimentos que ficam de fora do nosso cardápio no cotidiano, trazem muitos benefícios para a saúde e ajudam a compor uma dieta equilibrada. Com isso, quem perde com a ausência dessa turma e de seus nutrientes é a nossa saúde.

Segue uma lista desses alimentos super saudáveis, mas esquecidos, e as suas informações nutricionais.

Lentilhas

Rica em proteína vegetal, que ajuda na formação e no fortalecimento da massa muscular e na cicatrização de ferimentos. A lentilha tem também alto teor de fibras, vitaminas e ferro e pouca gordura, sendo ótima substituta para o feijão do dia a dia, por exemplo.

Inhame

Importante fonte de proteínas, potássio e fósforo, podendo ser usado para prevenir doenças como osteoporose, artrite e cálculos renais. Fonte de carboidratos e fibras, pode ser uma opção para pães, massas, cereais e todos os tipos de tubérculos e raízes.

Rabanete

Rosa por fora e branquinho por dentro, o rabanete é um legume benéfico graças às suas propriedades medicinais. Ele estimula as funções digestivas, limpa as vias respiratórias e ainda dá uma força ao sistema imunológico.

Nabo

Este vegetal carrega doses de vitamina C, cálcio e potássio. Além disso, estudos mostram que ele possui uma substância que pode prevenir certos tipos de câncer. As folhas do nabo constituem um excelente alimento com alto teor de vitamina A, vitaminas do complexo B e de vitamina C. Além disso, suas fibras contribuem para regularizar o funcionamento intestinal, o que ajuda a digestão.

Pitanga

Essa frutinha vermelha se destaca pela quantidade de cálcio que carrega, fósforo e ferro, além de vitaminas A e C, indicando seu elevado poder antioxidante, o que faz dela uma poderosa aliada para os ossos, ajudando a prevenir doenças como osteoporose. Ela também é rica em licopeno, importante na prevenção de uma série de cânceres, como o câncer de próstata, pulmão e estômago.

Cará

Esse tubérculo é o primo menos famoso da batata. Por ter o gosto muito parecido com o de um alimento tão popular, o cará foi deixado de lado, e poucas pessoas o colocam no prato. Ele é uma fonte de carboidratos que pode ser utilizado para a recuperação muscular após uma atividade física. Também traz benefícios para o sistema imunológico e inibe a ação maléfica de radicais livres.

icon mapa mobile
icon email mobile
icon mobile telefone
icon mapa mobile