Bisturi de argônio

  1. Contra o Reganho de Peso
  2. Sem Cortes
  3. Sem Internação
Image is not available
Image is not available
Slider

Bisturí de argônio

  • Contra o Reganho de Peso
  • Sem Cortes
  • Sem Internação

 61 3245-2432

 61 98245-3939

Agende uma consulta

O que é ?

Plasma de Argônio - tratamento para emagrecimento de pacientes que já se submeteram a cirurgia bariátrica e voltaram a engordar.

Dos pacientes que se submeteram à cirurgia bariátrica, 30 a 40% voltarão a engordar de forma importante. 10% voltarão a ter o peso igual ou maior ao que tinha antes da cirurgia.

Voltar a engordar mesmo após a cirurgia bariátrica é um problema muito frequente. O risco de engordar fica cada vez mais eminente com o passar dos anos após a cirurgia.

As causas para isto são várias. Nos casos onde esta causa envolve o alargamento da passagem entre o estômago e o intestino, podemos usar o plasma de argônio para diminuir esta passagem e retardar o esvaziamento do pequeno estômago, ajudando no controle da obesidade.

O procedimento é feito como uma endoscopia digestiva simples, sem cirurgia, sem cortes, em ambiente ambulatorial, sob sedação e sem anestesia geral. O paciente é liberado para a casa logo após o procedimento.

Por endoscopia faz-se uma fulguração ou cauterização na mucosa da passagem do estômago reduzido para o intestino, voltando à estreitar esta passagem promovendo novamente efeito que auxilia o emagrecimento. Pode apenas ser utilizado em pacientes que se submeteram à cirurgia de Fobi-Capella ou By Pass Gástrico, que é a redução do estômago mais utilizada.

Quais as vantagens?

As vantagens são:

- Baixo custo;
- Baixo risco de complicações;
- Recuperação imediata após o procedimento.
- Alta incidência de sucesso no tratamento.

Há a necessidade de dieta rigorosa por sete dias após cada sessão. O tratamento consiste em 2 a 3 sessões com intervalo de 2 meses entre cada uma.

Como o objetivo é promover um certo grau de estreitamento da passagem estômago-intestino, a cada sessão evolui o grau de estreitamento e o efeito desejado é atingido apenas na segunda ou terceira sessão.

Observações

É importante lembrar que a indicação do procedimento depende das causas que levaram ao "reganho" de peso, portanto tem que ser bem individualizado e acompanhado por um trabalho de equipe multidisciplinar.

O controle da obesidade é temporariamente feito com a escolha correta de um dos vários procedimentos para fim de emagrecimento criado pela medicina, porém o tratamento definitivo só é atingido com a permanente melhoria dos hábitos alimentares e prática de atividade física, ou seja, melhoria do estilo de vida.

Avaliar se o paciente vai realmente se beneficiar do procedimento de plasma de argônio é o papel do médico de sua escolha. Tudo deve começar com o agendamento de sua consulta.

Agende sua consulta:
Brasília (61) 3245-2432 / (61) 98245-3939 (Celular e WhatsApp)

Agende sua consulta e tire suas dúvidas!

Dúvidas Frequentes

Preciso perder peso porém tenho um estilo de vida ruim no que se refere aos hábitos alimentares e sedentarismo. O balão Intragástrico pode me ajudar?

R: O balão intragástrico poderá te ajudar no emagrecimento porém a manutenção dos resultados é dependente da melhoria dos hábitos alimentares e prática de atividade física regularmente.

O balão intragástrico pode me ajudar na melhoria dos hábitos alimentares e prática de atividade física regularmente?

R: A mudança de estilo de vida é indispensável para obter resultados duradouros de emagrecimento. O balão intragástrico associado ao acompanhamento médico, psicológico e nutricional podem ajudar nesta mudança de estilo de vida, além do importante empenho pessoal de cada paciente para aderir ao tratamento.

Realizei cirurgia de redução de estômago e voltei a engordar pois não melhorei meu hábitos alimentares e a pratica regular de atividade física. O balão Intragástrico pode me ajudar?

R: Não é possível pois o gastroplastizado tem seu estômago alterado no seu formato e tamanho. Seu novo estomago não pode mais “receber” um balão intragástrico.

Para obter resultado a longo prazo no tratamento balão intragástrico é necessário melhoria no estilo de vida. Se realizar uma cirurgia como a redução de estômago, eu necessito melhorar também meu estilo de vida?

R: Sim. Todo e qualquer tratamento para emagrecimento desenvolvido pela medicina necessita de mudança no estilo de vida para o sucesso a longo prazo, Seja ele cirúrgico ou não cirúrgico.

Como é colocado o balão Intragástrico?

R: Enquanto que outros procedimentos para a obesidade são cirúrgicos, a colocação do balão intragástrico é feito por endoscopia (ou seja, é um tratamento clinico, procedimento ambulatorial realizado com leve sedação). Por ser procedimento clinico é procedimento de alta segurança.

Quais os riscos de colocação e retirada de um balão intragástrico?

R: Após uma correta avaliação médica, os riscos de colocar ou retirar um balão gástrico são os mesmos de um procedimento rotineiro de endoscopia. O balão intragástrico é considerado um procedimento de alta segurança.

Como funciona o balão intragástrico?

R: O balão intragástrico tem como efeito causar restrição alimentar, ou seja, satisfação precoce e duradoura. A intensidade deste efeito varia no decorrer de todo tratamento, ou seja, o acompanhamento regular com a equipe multidisciplinar é indispensável para obter o melhor resultado que o seu balão intragástrico pode lhe oferecer. A adesão do paciente é de fundamental importância para a eficácia do tratamento.

Vou sentir alguma reação adversa após a colocação do balão intragástrico?

R: Nas primeiras 72 horas após a colocação do balão intragástrico é comum sentir enjôo e desconforto abdominal. Isto ocorre porque o organismo precisa se adaptar a presença do mesmo. Pode ocorrer também desidratação leve facilmente revertida com a abordagem correta.

Quanto tempo posso ficar com o balão intragástrico?

R: De 4 a 6 meses.

De que é composto o balão intragástrico?

R: O balão intragástrico é feito de silicone e preenchido com 400 a 700 ml de soro fisiológico e azul de metileno.

Quando posso iniciar as atividades físicas após a colocação do balão?

R: Existe uma regra que pode ser alterada a critério do médico. Na primeira semana: sem atividade física. Da segunda semana ao final do segundo mês: atividade física leve (exemplo: caminhadas) com a maior frequência possível. A partir do segundo mês: aumentar a intensidade da atividade física conforme seu condicionamento permitir.

Com o balão intragástrico não vou mais sentir fome?

R: O balão intragástrico não tira a fome, o balão intragástrico produz maior saciedade com uma menor quantidade de alimentos.

Fale Conosco

Saiba onde nos econtrar, aproveite e entre em contato

Preencha nosso formulário

Contato

Brasília
Edifício Vitrium,
 SGAS 614, Conjunto C, Sala 81, Asa Sul, Brasília - DF

CEP: 70200-740

Telefone: (61) 3245-2432 / (61) 98245-3939

Responsável: Técnico Dr. Fernão CRM-GO / 8923 CRM-DF 11.95

icon mapa mobile
icon email mobile
icon mobile telefone
icon mapa mobile